#3 Desconstruindo Mitos: “Para emagrecer tem que cortar os carboidratos!” | Brazô Alimentos Naturais

#3 Desconstruindo Mitos: “Para emagrecer tem que cortar os carboidratos!”

Vamos começar te contando uma coisa: os carboidratos são responsáveis por gerar glicose, a principal fonte de energia para as células do corpo e uma importante forma de energia para o organismo.

A verdade é que tudo que o nosso organismo não utiliza será armazenado como reserva de energia, ou seja, convertido em gordura a ser armazenada no nosso corpo, gerando ganho de peso corporal. Assim, o que irá engordar uma pessoa é o excesso alimentar, seja ele de carboidrato, proteína ou lipídeo.

A quantidade calórica que gastamos e devemos consumir ao longo do dia é muito individual, por isso a importância de procurar um profissional de saúde. Mas o que você precisa saber é que esse resultado nada mais é do que uma balança: se você come mais do que gasta, você irá ganhar peso.

Somado a isso, vale lembrar também que uma grama de carboidrato tem exatamente as mesmas calorias de uma grama de proteína (4 kcal).

Uma dieta sem carboidratos – além de ser pobre em vitaminas, fibras e minerais – fará com que o corpo explore diferentes fontes de energia, usando os músculos e a massa magra para obter a glicose.

É comprovado que dietas muito restritas em carboidrato poderão ocasionar: dores de cabeça, alterações de humos e mau hálito. Além disso, os carboidratos são responsáveis pelo chamado hormônio do bem-estar, a serotonina.

Os carboidratos complexos e ricos em fibras são os mais indicados para um plano alimentar equilibrado e uma vida saudável.

Conteúdo exclusivo, criado pela nutricionista e educadora Mariana Córdova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o rótulo

Leia o rótulo #1

Não se deixe enganar por alimentos pseudo-saudáveis. Aprenda a ler os rótulos e faça as melhores escolhas para a sua saúde! 1) A LISTA DE

Leia mais »

Guacamole deliciosa em 10 minutos

Ingredientes:  1 abacate; 1/2 limão; 1 tomate grande sem sementes; 1 cebola grande; tempero verde; sal; azeite extra virgem; pimenta do reino. Preparo: Amasse o

Leia mais »
Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?