Por Dra. Paula Schlickmann – médica patologista, certificada em Medicina do Estilo de Vida pelo IBLM.
Diferente do que muita gente pensa, a Medicina do Estilo de Vida (MEV) não é medicina alternativa, nem medicina integrativa, nem medicina funcional, nem medicina ortomolecular. Mas o que é então?
Nos últimos anos vimos crescer bastante tanto a oferta quanto a demanda por profissionais da saúde oferecendo alternativas de cuidado com um novo olhar sobre o conceito de saúde e prevenção. Esse fenômeno tem origem nas novidades na ciência que vão além da descoberta de novos medicamentos.
Constatou-se que vem ocorrendo um aumento importante do número de pessoas doentes e de mortes causadas por uma mesma classe de doenças, as DCNT (doenças crônicas não transmissíveis). São exemplos deste grupo de doenças a hipertensão, Diabetes, doenças cardiovasculares, AVC’s, câncer, Alzheimer, entre outras. O que essas doenças tem em comum é a sua relação com o estilo de vida atual: jornada de trabalho extensa, consumo elevado de alimentos altamente processados, sedentarismo, sono inadequado, abuso de substâncias e pouco tempo para lazer e família, aumentando os níveis de estresse.
É neste cenário que surge a Medicina do Estilo de Vida, que segundo o American College of Lifestyle Medicine, é o uso de abordagens de estilo de vida baseadas em evidências, que incluem alimentação saudável (plant based), atividade física regular, sono restaurador, gestão do estresse, prevenção de substâncias de risco e relacionamentos saudáveis como modalidade terapêutica primária fornecida por profissionais treinados e certificados nessa especialidade, para prevenir, tratar e, frequentemente, reverter doenças. Ou seja, se propõe a tratar as doenças na sua causa com o objetivo de prevenir e reverter o processo de adoecimento.
O que torna essa abordagem especial e digna da nossa atenção é que além de todas as evidências de que causa um impacto importante do desfecho de saúde, a mudança de hábitos para um estilo de vida saudável é peça chave na otimização de qualquer proposta de tratamento, desde a medicina tradicional até a mais inovadoras.
Segundo estudos, a melhora no estilo de vida reduz 93% dos casos de Diabetes, 81% dos casos de infarto do miocárdio, 50% dos AVC’s e 36% de todos os casos de câncer.
Se convenceu? Abaixo seguem algumas dicas básicas em cada um dos 6 pilares em que a MEV atua e que você já pode colocar em prática.
Alimentação
Comida é remédio. Escolha alimentos predominantemente integrais, à base de plantas, ricos em fibras e em nutrientes. Opte por legumes, frutas, feijão, lentilhas, grãos inteiros, nozes e sementes. Prefira alimentos frescos e se for consumir algum produto embalado, leia a lista de ingrediente e opte por aqueles em que você reconhece todos eles.
Movimento
Atividade física regular e consistente que pode ser mantida diariamente ao longo da vida, como por exemplo caminhadas, jardinagem, flexões, jogos com bola. Manter-se em movimento é uma parte essencial da busca e manutenção da sua saúde ideal.
Manejo de Estresse
O estresse pode te levar a melhorar a saúde e a produtividade ou pode te trazer ansiedade, depressão, obesidade, disfunção imunológica e muito mais. Aprender a reconhecer as respostas negativas ao estresse, identificar mecanismos de enfrentamento e técnicas para reduzi-lo podem te trazer mais bem estar.
Sono
Dormir mal ou por poucas horas pode causar problemas no sistema imunológico. Identificar e saber como controlar os fatores ambientais, comportamentais e o padrão dietético, por exemplo, podem melhorar a saúde do sono. Crie uma rotina dormindo sempre no mesmo horário, reduzindo a exposição à luz muito clara e opte por atividades relaxantes à noite.
Conexões
Conexão social é essencial para a resiliência emocional. Estudos mostram que o isolamento está associado ao aumento da mortalidade. É incrível o poder que o ambiente doméstico e comunitário tem na melhora da sua saúde geral. Cultive boas amizades e relações.
Controle de Tóxicos
Os perigos bem documentados do uso de qualquer substância que vicia podem aumentar o risco de muitos tipos de câncer e doenças cardíacas. Os comportamentos positivos que melhoram a saúde incluem a cessação do uso do tabaco e a limitação da ingestão de álcool.
2 comentários sobre “Medicina do Estilo de Vida, o que é?”
Excelente abordagem sobre nossa saúde. Com tantas ofertas de alimentos processados, facilitando a obtenção dos mesmos. Com tanto trabalho, correndo atrás de necessidades, discutíveis. Com tempo diminuído para curtir família e amigos, indispensáveis à nossa saude psíquica. Vida é para ser vivida na sua integridade. Obrigado por profissionais que se dedicam ao nosso bem-estar.
Que bom que gostou, Sirlei!
Volte sempre 🙂