Quer saber como se exercitar de forma correta com o seu cãozinho? Então confere a entrevista que fizemos com a médica veterinária Dora Mazzali.
1) Todas as raças podem acompanhar na prática de corrida?
Não, pois cada animal possui necessidades específicas, seja pelo porte, pela idade, ou por alguma restrição pontual.
O condicionamento físico do animal depende de exercícios diários que devem ter intensidade progressiva. Nem todo cachorro nasce com a disposição de um galgo, por exemplo. Sabemos que nosso animal conseguiria nos acompanhar em grandes caminhadas ou corridas uma ou duas vezes, mas vale salientar que assim como nós, para evitar lesões, ele precisa ser treinado para esses exercícios intensos. Quanto aos idosos, a prática de exercícios é essencial, mas deve ser executada de forma moderada.
Animais com o focinho curto não tem indicação de realizar exercícios intensos, por terem mais dificuldade de respirar. Animais com problemas cardíacos, obesos e problemas articulares também não. O ideal é fazer um check up no veterinário e analisar se seu cãozinho pode praticar o esporte.
2) Qual a coleira ideal?
Se ele puxa muito o ideal é uma peiteira, se não, coleiras normais são suficientes. Hoje em dia já tem coleiras feitas para corridas com cachorro que ficam presas na cintura do tutor e liberam as mãos! É uma boa alternativa também.
3) É preciso parar para dar água no meio do percurso?
A temperatura e a hora do dia devem ser levadas em consideração! Se está muito quente, faça algumas paradas na sombra e deixe o animal descansar.
Assim como nós, não é indicado tomar muita água durante o exercício, pois pode causar vômitos durante a corrida. Fique atento, se ele estiver muito ofegante e com a língua para fora, pode ser o momento de parar. Lembre-se que eles não têm a mesma resistência que nós.
4) Qual o tempo máximo para a prática?
Também depende de cada animal e sua resistência. Cães não são feitos para correrem longas distâncias, então respeite o limite do seu. Vá estipulando algumas metas e de pouquinho em pouquinho vá aumentando a distância!