Por: Dra. Luciana Abarno da Costa, médica e terapeuta ayurvédica
O ayurveda– esse sistema milenar de ciência indiana que tenho praticado na minha vida pessoal e das pessoas que cuido, acredita que o segredo do equilíbrio e da saúde plena está nas nossas escolhas diárias. Mas não se trata daquela rotina como conhecemos no ocidente: rígida, chata, associada ao tédio e à inflexibilidade. Aqui, nos referimos a um conjunto de hábitos que respeitam ritmos e ciclos – os nossos e os da natureza. É uma rotina para uma vida mais saudável. Pois na ayurveda essa rotina de equilíbrio tem nome: dinacharya. São práticas que começam ainda na cama, com o nascer do sol, e terminam ao anoitecer. O importante é começar.
Crie seu próprio ritual de autocuidado. A seguir, algumas práticas essenciais que você pode experimentar incorporando pouco a pouco aos seus dias. Aliás, lembre-se, sempre, de ser gentil consigo e com seu processo. O importante é começar.
1. Ritualize o despertar.
O ideal é acordar com o nascer do sol, pois ele possibilita que nossas células e hormônios despertem com mais vitalidade e naturalidade.
2. Elimine toxinas.
Isso inclui, assim que acordar, fazer xixi e, se possível, evacuar. Raspar a língua antes de escovar os dentes também se faz importante porque acumulamos toxinas ao longo da noite.
Raspar a língua diariamente, pela manhã, ajuda a eliminar toxinas e pode ser feita com um raspador específico ou uma colher
3. Faça um desjejum gentil.
Comece bebendo meio copo de água morna. Pois isso ativa o agni, o fogo digestivo, a capacidade de digestão no ayurveda. “Se quiser, inclua gotas de limão e aguarde ao menos 15 minutos até tomar o café da manhã”, explica o terapeuta Andreas Bruno.
4. Tome um banho (com calma).
Ele desperta e ativa a mente e os sentidos.
5. Faça uma oleação.
Uma automassagem corporal com óleo vegetal, ainda que bem simples, traz uma nutrição muito importante ao corpo.
A oleação ajuda a nutrir os tecidos e a pacificar o seu dosha, por exemplo, além de outros tantos benefícios. Quando não há tempo suficiente para uma oleação completa, priorizar a cabeça, a orelha e os pés já traz bons resultados
6. Medite.
Pois a higiene mental, concentração e relaxamento vão ajudar você a seguir bem durante o dia. Importante: meditar não é um fazer, quando você escolhe estar atento ao seu corpo, sua respiração, ao momento presente acontece uma mudança imediata na frequência das ondas cerebrais e VOCÊ é MEDITADO!
7. Mexa-se.
O período da manhã é um bom momento para se exercitar de acordo com seu dosha e ritmo. Caminhadas e yoga são ótimas opções pela manhã. Sugiro aqui conhecerem www.kaiutyoga.com.br, essa pratica que iniciei em 2017 e traz através do corpo um estado natural de meditação, silêncio, calma para lidarmos com tudo na vida.
8. Alimente-se bem.
RESPEITE A FOME!!! Café da manhã e almoço, por exemplo, são refeições principais e, antes de qualquer regra, você deve levar em conta um critério: comida de verdade. E guie sua alimentação pelos alimentos da época.
9. Hidrate-se.
Use água natural em temperatura ambiente, mas evite líquidos doces e gelados nas refeições, pequenos goles de água natural ou chá ajudam a digerir os alimentos e manter seu fogo digestivo.
10. Cuide do sono.
O ideal é ir para a cama entre 21 e 22 horas, um desafio nesses tempos, mas muito importante para a manutenção do equilíbrio. Evite estímulos eletrônicos e mensagens negativas depois das 20 horas, se for possível.
Dra. Luciana Abarno da Costa