quatro-coisas-sobre-corrida

Quatro coisas que você ainda não sabe sobre corrida

Definitivamente a corrida é um esporte superdemocrático, mas que gera bastante polêmica!

Alguns acreditam que correr pode provocar desgastes nas articulações e ocasionar lesões. Outros correm e não abrem mão da endorfina viciante que o exercício libera. Estes geralmente participam de grupos de corrida e praticam faça chuva ou faça sol.

O ponto é: Existem quatro coisas que provavelmente você não saiba sobre corrida e que podem mudar a sua relação com este esporte!

1. Correr ajuda a regular o humor

A prática regular da atividade física está associada a diversos benefícios psicológicos, como menor reatividade ao estresse, à depressão e ao mau humor. Gerando inúmeros benefícios para a auto estima do indivíduo.

2. Auxilia na perda/manutenção do peso

Mesmo após a corrida o seu corpo segue queimando calorias em função do efeito EPOC (“consumo excessivo de oxigênio após o exercício”).

Após correr, o corpo precisa se recuperar de alguns fatores para voltar ao estado de repouso, como: reposição dos níveis de creatina e oxigênio, remoção do ácido lático e reparação dos músculos.

Todos esses processos requerem O2 para gerar a energia extra. É por isso que o consumo de oxigênio se eleva após uma sessão de exercícios, queimando ainda mais calorias.

3. Correr fortalece as juntas e ossos

Há muito tempo se sabe que correr aumenta a massa óssea e ajuda a prevenir os efeitos do envelhecimento sobre os ossos. Mas é provável que muita gente já tenha te falado que correr é ruim para os joelhos. O fato é que a ciência não concorda com isso. Estudos vêm mostrando que correr não aumenta o risco de artrose, o conhecido desgaste no joelho.

4. Longevidade e qualidade de vida

Um estudo publicado em 2012 na Psychonomic Bulletin & Review concluiu que a prática de exercícios regular ajuda a derrotar o declínio mental relacionado à idade. Além disso, estudos mostram que mesmo que você atenda apenas ao mínimo de atividade física (30 minutos 5x por semana) você aumenta sua longevidade.

E aí, vai encarar?

Conta pra gente como é a sua relação com a corrida e reveja alguns  conceitos.

Deixe um comentário

Carboidratos: vilões ou mocinhos?

Por Nutricionista Deise Cararo (CRN2 11130)Nutricionista funcional | @nutrideisecararo É muito provável que os carboidratos tenham presença garantida em alguma refeição do seu dia ou

Leia mais »

Leia o rótulo #1

Não se deixe enganar por alimentos pseudo-saudáveis. Aprenda a ler os rótulos e faça as melhores escolhas para a sua saúde! 1) A LISTA DE

Leia mais »
Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?