Não é só na cor que a beterraba arrasa!
Essa hortaliça é super versátil e pode ser consumida de diversas formas. Em sopas, saladas, sucos e até nos nossos deliciosos snacks.
Este vegetal é uma ótima fonte energética, de fibras, ferro, potássio, magnésio e vitamina C. E o seu consumo regular pode contribuir com as seguintes funções:
- antioxidante;
- anti-inflamatória;
- anti-hipertensiva;
- hipoglicemiante;
Auxiliando, inclusive, no seu desempenho esportivo.
O que você vai ler aqui:
Quais os benefícios da beterraba.
Como a beterraba pode potencializar o seu treino.
Seu novo pré treino.
Estudos apontam que o pigmento da beterraba tem correlação com a redução da fadiga muscular e aumento da força, sendo este um dos motivos para a recomendação do consumo deste vegetal antes das atividades físicas.
O que acontece no seu corpo quando a beterraba é metabolizada.
Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, “o nitrato presente na beterraba é metabolizado no organismo, convertido primeiramente em nitrito e posteriormente em óxido nítrico. O pico de sua concentração no sangue se dá em uma a duas horas após a ingestão. O óxido nítrico provoca relaxamento do músculo liso da camada interna dos vasos sanguíneos, gerando vasodilatação”. Ou seja, provocando o aumento do fluxo sanguíneo e diminuindo a
pressão arterial.
O benefício do atleta ao consumir beterraba antes dos treinos é gastar menos energia para realizar a mesma atividade. Fazendo essa economia de energia o corpo fica mais resistente à fadiga muscular, melhorando a força e o desempenho no exercício.